domingo, 3 de abril de 2011

Compartilhe, Faça Remix, Reúse - legalmente

Este é o lema da licença Creative Commons.

Em regra, quando se cria uma obra literária, artística ou científica, ela está automaticamente protegida pela licença copyright. Ou seja, todos os direitos (morais e patrimoniais) pertencem ao autor, podendo este utilizá-los da maneira que achar melhor. Contudo, o copyright acaba muitas vezes dificultando o acesso da obra ao público, e, com isso, o autor não consegue chegar ao seu objetivo, seja ele o de ganhar dinheiro, fama ou reconhecimento.

O Creative Commons é uma licença alternativa para os artistas que procuram balancear os direitos individuais e os direitos coletivos. A partir do momento em que o autor se licencia, ele está autorizando o uso de alguns dos seus direitos patrimoniais (a depender do formato escolhido), a fim de que a sociedade "chegue mais perto" de sua criação. O CC sustenta o princípio básico dos direitos autorais: o compartilhamento da cultura. Assim, tanto os autores quanto os consumidores de suas obras ficam satisfeitos.
E ele vai mais além. Dá potencial para o indivíduo, além de consumidor, tornar-se também artista, como no caso do remix de uma música. Com isso, a sociedade fica mais íntima e próxima do mundo artístico.

Não só bandas, como também escritores e outros artistas estão se mobilizando para divulgar a ideia contida no CC. Mas ainda é preciso um espaço maior para expressar e espalhar o conceito de cultura livre e do Creative Commons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário